español del sur

español del sur

¡ Bienvenidos!

Buenas Costumbres (Bons Costumes) é um blog pensado para acompanhar o aprendizado da língua espanhola como segunda e estrangeira.

Por quê estudar espanhol?

Porque atualmente é a língua materna de mais de 420 milhões de pessoas.

Porque cada vez mais pessoas utilizam o espanhol como meio de comunicação nos negócios, nos estudos, no turismo, nas ciências, na literatura e na tecnologia.

Porque é a língua oficial de 21 países no mundo, e um grande número de cidadãos de outros países também a conservam como língua materna. É o caso, por exemplo, dos EUA, onde 19 milhões de pessoas falam espanhol.

Porque também é a língua oficial de trabalho nas organizações internacionais mais importantes como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a CEE (Comunidade Econômica Européia).

Porque em 7 países com os quais o Brasil faz fronteira se fala espanhol.

Porque sabendo português e espanhol, podemos nos comunicar com 10% da população mundial.

Não são motivos suficientes para você começar a estudar espanhol?


vamos nessa!

CERTIFICADO DE ESPAÑOL LENGUA Y USO


O que é?

O CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) é um exame de Espanhol / Língua Estrangeira (E/LE) que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos (como os brasileiros) em língua espanhola.

O CELU existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina, em uma resolução conjunta com o Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, é reconhecido, conjuntamente com o CELPE-Bras (Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira), pelos ministros da Educação do Brasil e da Argentina.
Ele também é aceito desde maio de 2006, como comprovação de proficiência em língua espanhola, segundo as normas e procedimentos dos cursos de pós-graduação da FFLCH/USP. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário.
O CELU é o primeiro exame argentino de proficiência em língua espanhola. Surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem na Argentina, estendendo-se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros os principais postulantes ao exame.
Atualmente, o Consorcio Interuniversitario que certifica o exame conta com a participação de quinze universidades nacionais argentinas: de Buenos Aires, Nacional de Catamarca, Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Nacional del Comahue, Nacional de Córdoba, Nacional de La Pampa, Nacional de La Plata, Nacional del Litoral, de Lomas de Zamora, Nacional de Mar del Plata, Nacional de Quilmes, Nacional de Río Cuarto, Nacional de San Luis, Nacional de General San Martín e de Villa María

Há postos aplicadores do CELU em sete cidades brasileiras: São Paulo (Centro de Línguas da FFLCH/USP), Campinas (Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP), Rio de Janeiro (Instituto Cultural Brasil-Argentina), Brasília (Centro de Cultura e Integração – CECIAB), Curitiba (Instituto Cultural Brasil-Argentina), Porto Alegre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Santa Maria (Universidad Federal de Santa Maria – UFSM).


Níveis

Todos os candidatos ao CELU realizam um mesmo exame e, a partir da correção feita pela Comissão Acadêmica, recebem um dos dois níveis: Intermediário ou Avançado. Assim, ao inscrever-se, o postulante não necessita encaixar-se em um nível pré-determinado. De modo que o exame avalia o desempenho e, não, o grau de conhecimento da língua.

Dentro dos critérios do CELU, o nível Intermediário indica certa fluidez e naturalidade em situações familiares, sociais e de serviços, ainda que o usuário vacile em contextos desconhecidos ou diante da necessidade de matizar ou precisar seus enunciados. Com este nível, a pessoa é capaz de utilizar a língua espanhola nos âmbitos profissional e acadêmico.

O nível Avançado, por sua vez, significa comodidade e espontaneidade na língua espanhola, em uma ampla gama de situações familiares e sociais, sendo ela utilizada com correção nos âmbitos profissional e acadêmico. Com este nível, a pessoa pode ter dificuldades com as variedades dialetais distintas da que utiliza.

Requisitos

Para fazer o CELU, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

- Ser estrangeiro (ou seja, não pode ser argentino);

- Ter acima de 16 anos e o Ensino Médio completo;

- Sua língua materna não pode ser o espanhol.