Mais que entendemos por motivação?
Li pouco tempo atrais respeito à motivação intrínseca e extrínseca. Nesse artigo definia a primeira (intrínseca) como aquela atividade que é feita pelo mero prazer de realizá-la, sem que ninguém de maneira obvia lhe de algum incentivo externo.
Um hobby pode ser um exemplo, assim como a sensação de prazer, a sensação de êxito.
A motivação extrínseca, pelo contrário, é aquela que se da quando se recebe pela atividade realizada, algum tipo de recompensa.
Exemplo disto pode-ser , dinheiro, comida ou qualquer outra forma de retribuição.
Estes dois tipos de motivação podem ir unidos, dar-se só uma das duas motivações, ou dar-se ambas mais não coincidir no tempo, é dizer, que primeiro apareça uma das duas e mais tarde nossa motivação original passe a ser diferente.
Eu pessoalmente acredito na idéia que uma não pode viver sem a outra, se não existir essa união de motivações não se consegue uma totalidade, seria algo incompleto.
Um outro exemplo exemplo: Eu gosto da língua portuguesa, comecei estudá-la por prazer mesmo, e me produz satisfação continuar aprendendo e ir superando as novas coisas que a linguagem me apresenta. (motivação intrínseca), mas quando realmente adoro é quando falo em português, as pessoas me entendem e me dizem que falo muito bem ( e fico enchida de satisfação e orgulho) –motivação extrínseca talvez?
E vocês, acham que é preciso de uma motivação para a aprendizagem de uma língua?
Como se daria- em caso afirmativo- essa motivação?
Será que e dever do professor criar a motivação ou depende do aluno encontrar as ferramentas para criar “motivos” para motivar-se para apreender?
O professor jogaria o papel de motivação intrínseca ou extrínseca?
Tomara que tenham ficado motivados....
Na próxima entrada, falaremos sobre a desmotivação. Até lá!
