español del sur

español del sur

¡ Bienvenidos!

Buenas Costumbres (Bons Costumes) é um blog pensado para acompanhar o aprendizado da língua espanhola como segunda e estrangeira.

Por quê estudar espanhol?

Porque atualmente é a língua materna de mais de 420 milhões de pessoas.

Porque cada vez mais pessoas utilizam o espanhol como meio de comunicação nos negócios, nos estudos, no turismo, nas ciências, na literatura e na tecnologia.

Porque é a língua oficial de 21 países no mundo, e um grande número de cidadãos de outros países também a conservam como língua materna. É o caso, por exemplo, dos EUA, onde 19 milhões de pessoas falam espanhol.

Porque também é a língua oficial de trabalho nas organizações internacionais mais importantes como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a CEE (Comunidade Econômica Européia).

Porque em 7 países com os quais o Brasil faz fronteira se fala espanhol.

Porque sabendo português e espanhol, podemos nos comunicar com 10% da população mundial.

Não são motivos suficientes para você começar a estudar espanhol?


vamos nessa!

Me motiva! motivaciones 1

Eu acho que sem motivação dificilmente conseguimos alguma coisa, muito menos apreender uma língua.
Mais que entendemos por motivação?
Li pouco tempo atrais respeito à motivação intrínseca e extrínseca. Nesse artigo definia a primeira (intrínseca) como aquela atividade que é feita pelo mero prazer de realizá-la, sem que ninguém de maneira obvia lhe de algum incentivo externo.
Um hobby pode ser um exemplo, assim como a sensação de prazer, a sensação de êxito.

A motivação extrínseca, pelo contrário, é aquela que se da quando se recebe pela atividade realizada, algum tipo de recompensa.
Exemplo disto pode-ser , dinheiro, comida ou qualquer outra forma de retribuição.

Estes dois tipos de motivação podem ir unidos, dar-se só uma das duas motivações, ou dar-se ambas mais não coincidir no tempo, é dizer, que primeiro apareça uma das duas e mais tarde nossa motivação original passe a ser diferente.

Eu pessoalmente acredito na idéia que uma não pode viver sem a outra, se não existir essa união de motivações não se consegue uma totalidade, seria algo incompleto.

Um outro exemplo exemplo: Eu gosto da língua portuguesa, comecei estudá-la por prazer mesmo, e me produz satisfação continuar aprendendo e ir superando as novas coisas que a linguagem me apresenta. (motivação intrínseca), mas quando realmente adoro é quando falo em português, as pessoas me entendem e me dizem que falo muito bem ( e fico enchida de satisfação e orgulho) –motivação extrínseca talvez?

E vocês, acham que é preciso de uma motivação para a aprendizagem de uma língua?
Como se daria- em caso afirmativo- essa motivação?

Será que e dever do professor criar a motivação ou depende do aluno encontrar as ferramentas para criar “motivos” para motivar-se para apreender?

O professor jogaria o papel de motivação intrínseca ou extrínseca?

Tomara que tenham ficado motivados....
Na próxima entrada, falaremos sobre a desmotivação. Até lá!